segunda-feira, 25 de julho de 2011

Comitê de Acidentes de Moto define metas

Propostas para redução de mortes no trânsito serão apresentadas nesta segunda, no Palácio
O Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto, criado pelo governador Eduardo Campos para reduzir os acidentes envolvendo motocicletas em Pernambuco, reúne-se, nesta segunda-feira (25/07), às 14h, no Palácio do Campo das Princesas. Em pauta, a apresentação do plano de ação ao governador. O projeto operacional, que busca reduzir o número de óbitos envolvendo motocicletas, conta com atuação em quatro eixos prioritários: Legislação, Fiscalização, Saúde e Educação.
“Nossa meta principal é diminuir em 6,9% as mortes por acidentes de moto, levando em consideração o pacto mundial para diminuir as mortes de trânsito em 50% ao longo de 10 anos”, explica o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, cuja pasta coordenas as secretarias e órgãos que integram o comitê. Uma das propostas para atingir essa meta é o estímulo ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), como sapato fechado, tornozeleira, cotoveleira e protetor cervical para o pescoço.
Em 2010, os acidentes com transportes terrestres vitimaram 1.898 pessoas, no Estado, 589 dessas perderam a vida em acidentes de moto (31% do total). Por conta disso, a SES incluiu os acidentes de moto à lista de notificação compulsória, também usada para monitorar a incidência de doenças como dengue, sarampo, etc. A medida foi possível por meio da Portaria Estadual nº 219, de 11 de abril de 2011, que torna obrigatório o registro dos acidentes de transporte terrestre nas unidades de saúde onde são atendidos.
Durante a reunião, ainda será discutido um estímulo aos municípios para que possam municipalizar o trânsito local, além da regulamentação da profissão de moto-taxista. Segundo dados do DETRAN, em Pernambuco a frota de motos atual é 20 vezes maior que há 20 anos, saltando de 33.381, no início da década de 90, para 674.002, até abril de 2011.
O comitê também está elaborando um seminário nacional para discutir o tema junto a representantes de todo o país, no dia 22 de setembro deste ano. Considerado uma epidemia em todo o Brasil, os acidentes com moto têm registrado um aumento na sua taxa de mortalidade de 0,5 (para 100 mil habitantes), em 1996, para 4,7, em 2008.
fonte:http://medicomedico.com.br/comite-de-acidentes-de-moto-define-metas

Nenhum comentário:

Postar um comentário